Sobre o Blog

O blog Linkando Experiências nasce da ideia de criar um espaço repleto de relatos, experiências e descobertas formativas de tutores e monitores.

Saudações conectadas, pra todos!!! Esperamos que este blog sirva de iniciativa para compartilhamos, sobre a nossa vivência como tutores telecentros.Br.

Tutora - Sâmia Nogueira

   Oficina de Redes - Telecentro José Dantas Sobrinho 


   No dia 11 de abril realizamos a Oficina de Redes no Telecentro José Dantas Sobrinho, um momento bastante proveitoso e enriquecedor ao passo que contamos com a efetiva participação dos 12 (doze) monitores presentes.

   Vivemos na Era da Informação, e isso implica mais do que uma mudança social, ela é uma mudança na condição humana. Dentre as inúmeras tendências já determinadas desta nova era, temos: o poder está nas mãos das pessoas com conhecimento. Com o advento da rede mundial de computadores nunca foi tão barato obter informações e ao mesmo tempo, nenhuma época as atribuiu tanto valor. Com esta visão é fácil compreender a grande notoriedade que os ambientes virtuais vêm ganhando nos últimos tempos, as redes sociais em específico são estruturas sociais compostas por pessoas e organizações, operando em diferentes níveis, dentre as quais as mais utilizadas são as redes de relacionamentos, mas também existem as redes profissionais, redes comunitárias, redes políticas, etc.

   Tivemos vários momentos de conversas e debates, e já fazendo uso das potencialidades das redes sociais: compartilhamento de informações, conhecimentos e interesses, criamos um espaço para dar continuidade e compartilhamos a discussão de forma que permita a participação de pessoas que não estiveram no local juntamente com os que lá estávam, para isso criamos um tópico na comunidade do Polo Estadual Ceará denominado Redes Sociais. Aproveite este momento e veja as novas postagens.

Monitoras Joyce e Ana Wellyda
     Agradeço à todos monitores que se fizeram presente e que contribuíram com suas opiniões, tornando esses momentos um espaço de fortalecimento da Sociedade Civil em um contexto maior de participação democrática e mobilização social.

Abraços,

S̶α̶m̶i̶α̶ ̶N̶o̶g̶u̶e̶i̶r̶α̶
Tutora Polo Ceará


****************************************************************************************************

Oficina de Redes - Telecentro Carlos Jereissati

Monitores Lucas, Vanessa e Camila; Miqueias e Geysa
   No dia 19 de Abril foi a vez do telecentro Carlos Jereissati receber a oficina de  Redes. Contamos com a participação de 11 (onze) monitores, todos muito participativos e envolvidos com os questionamentos levantados na oficina.


Mais uma vez conseguimos propiciar um ambiente democrático e de debate de ideias. Monitores expressaram suas angustias relacionadas à formação e reservamos um momento para falar de suas dúvidas e esclarecê-las.

Agradeço novamente à todos os monitores presentes na oficina, apesar do telecentro estar neste dia um calor insuportável, todos foram bastante atenciosos.


Abraços,

S̶α̶m̶i̶α̶ ̶N̶o̶g̶u̶e̶i̶r̶α̶
Tutora Polo Ceará
****************************************************************************************************

Visita ao Projeto Ação Digital em Russas/CE


Eu e a monitora Andrea
    No dia 13 de junho do ano em curso, tive o imenso prazer de realizar um visita aos meus monitores de Russas, no interior do estado. Esta cidade dista cerca de 165 km da capital cearense e está localizada na microrregião do Baixo Jaguaribe. A primeira pessoa que consegui contato foi a monitora Andrea Girão, a qual altamente atenciosa me mostrou o seu telecentro, Juarez Santiago de Lima, me falou um pouco sobre seu público e outras informações relevantes para a construção do seu projeto comunitário.
Eu e o monitor Fábio
Ela mesma se prontificou a me acompanhar até o telecentro Padre Marcondes Cavalcante, onde fica o monitor Antoniel Jadson, o aniversariante do dia. Foi uma pena não ter encontrado-o, entretanto, tive a oportunidade de conhecer o monitor Fábio Sousa, ele também faz parte da Rede de Formação e trabalha no telecentro no período matutino enquanto o Antoniel fica no período vespertino. Tivemos também uma breve conversa e na ocasião registramos os depoimentos dele e da monitora Andrea. 
Eu e a monitora Gerlane
Posteriormente fui até a sede do Projeto Ação Digital, onde encontrei a Coordenadora de Assuntos Pedagógicos e Comunitários Ozenir Ferreira, a qual me falou um pouco sobre os monitores em geral e sobre a forma como conduzia as formações dos mesmo. Ela pediu que o Sr. Franco, Coordenador Comunitário, me acompanhasse até o telecentro Ana Xavier Lopes, onde atua a monitora Gerlane Félix, a qual também tive o prazer de conhecê-la e bater um papo sobre o andamento da formação, bem como do projeto comunitário.

Por fim, agradeço à todos que me receberam nesta visita, apesar do curto espaço de tempo foi algo bastante proveitoso, o contato virtual muitas vezes deixa a desejar, estamos cercados de ferramentas tecnológicas,  porém, mesmo assim elas não conseguem substituir o olho no olho, o ao vivo e à cores! Espero realizar mais visitas, principalmente aos monitores que se encontram tão longe e mostrar que todos são importantes neste processo, tão importante quanto os que estão aqui, do nosso lado!

Franco, eu, Ozenir e Jocyeldo


Abraços,

S̶α̶m̶i̶α̶ ̶N̶o̶g̶u̶e̶i̶r̶α̶
Tutora Polo Ceará



****************************************************************************************************

Google Analytics