Sobre o Blog

O blog Linkando Experiências nasce da ideia de criar um espaço repleto de relatos, experiências e descobertas formativas de tutores e monitores.

Saudações conectadas, pra todos!!! Esperamos que este blog sirva de iniciativa para compartilhamos, sobre a nossa vivência como tutores telecentros.Br.

01 julho 2011

Estamos atrasados em inclusão digital, o que podemos fazer?

Um levantamento realizado para avaliar a relação entre os sistemas de ensino e a tecnologia, levantamento PISA, nos mostrou que os alunos brasileiros estão dez anos atrasados em inclusão digital, isso porque, em média, apenas 53% dos estudantes brasileiros de 15 anos possuiam computador em casa, média esta equivalente a da Europa no ano 2000.

O estudo ainda revela uma grande desigualdade no acesso à informática, entre os estudantes mais ricos, 86% deles possuem computador e internet em casa, já a taxa entre os estudantes com menos recursos esse número diminui para 15%.

Dessa última notícia temos seu lado bom e seu lado ruim, o bom é que esse número representa um cenário bem melhor se comparado ao ano 2000, naquele ano, tínhamos apenas 1 a cada 100 estudantes com acesso ao computador, já hoje temos 15 a cada 100 estudantes. O lado ruim é que segundo a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, essa diferença entre os estudantes ricos e pobres do Brasil é uma das maiores do mundo e continua a aumentar e não a reduzir.

Para mais informações consulte a fonte.

Contudo, será que estamos fazendo o possível para reduzir essa diferença? Será que nós, enquanto agentes mobilizadores para a inclusão digital, estamos de fato exercendo nosso papel para mudar estas estatísticas? Vamos refletir um pouco sobre isso, e dar uma resposta à esse tipo de notícia, vamos fazer do Brasil um país cada vez mais conectado, temos telecentros, temos computadores, temos internet e mais do que tudo isso, temos a vontade de mudar essa realidade! Vamos trazer essas pessoas que estão excluídas para dentro dos nossos telecentros, engajá-las em projetos e ações que possam mudar suas vidas para melhor!

Aproveite para comentar este post dando dicas de como poderemos reverter esta situação!

Uma abraço à todos!


Sâmia Nogueira - Tutora Polo Ceará

5 comentários:

  1. O atraso é uma realidade, mas com nossoas ações dentro do telecentro podemos sim está influenciando um pouco a mudança desse quadro

    ResponderExcluir
  2. Não entendo ainda por que tamanho atraso, se nós mesmos somos a prova de que ações para aumentar a inclusão digital nesse pais existe! Acho que está faltando chamar, convidar, ATRAIR as pessoas para dentro do telecentro e fazê-las se apaixonar pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Enfim, concordo com a Angélica creio que as ações dentro do telecentro pode fazer com que essa realidade seja diferente!

    ResponderExcluir
  3. COM CERTEZA SE ESSA INICIATIVA NÃO PARTIR DOS QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DA REALIDADE, VAI PARTIR DE QUEM?
    VAMOS LÁ GALERA COM FORÇA E COM ALMA PELOS MENOS TENTAR MUDAR O QUADRO DESSA REALIDADE...

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Sâmia! Apesar das facilidades em comprar um computador novo, ainda não é tão acessivel a todas as camadas da sociedade. Acho que para diminuir esse quadro, deveríamos ampliar os projetos de meta-reciclagem, levando computadores recondicionados à pessoas carentes, principalmente estudantes. Essa é uma das áreas que gostaria de criar um projeto comunitário.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Regina e Jefferson... acredito que somos peças vitais nesse processo de inclusão digital e acredito também, Jefferson, que mesmo não tendo tantos computadores para doar à todos, temos que utilizar o nosso forte: os próprios telecentros. Mas a questão da metarreciclagem é sim uma boa alternativa tanto para diminuir essa diferença entre ricos e pobres, como também para diminuir o lixo eletrônico.

    ResponderExcluir

Google Analytics