Sobre o Blog

O blog Linkando Experiências nasce da ideia de criar um espaço repleto de relatos, experiências e descobertas formativas de tutores e monitores.

Saudações conectadas, pra todos!!! Esperamos que este blog sirva de iniciativa para compartilhamos, sobre a nossa vivência como tutores telecentros.Br.

22 agosto 2011

Telecentro Sustentável



O telecentro, sendo um local de inclusão digital e social, desenvolve um trabalho de capacitação, educação e de transformação de vidas junto a comunidade. Para continuar em pleno funcionamento sem nenhum problema financeiro, de infra-estrutura, recursos humanos, organizacional e também ambiental, deverá ser auto-sustentável. Ou seja, o telecentro tem que captar recursos para oferecer suas atividades à comunidade, pois há despesas fixas que são pagas todo mês. Vejo que há três pilares que devem ser trabalhados para haver essa sustentabilidade. É atentar para a questão financeira, saber como está o desenvolvimento dos projetos sociais e como o meio ambiente é afetado com as atividades do telecentro. O aspecto financeiro torna-se se não o mais importante, mas o principal para dar continuidade as outras atividades do telecentro. Nos desenvolvimentos dos projeto sociais, o telecentro deve atentar para as ações realizadas na comunidade, a efetivação das atividades conforme o planejado e se a população assistida pelos projetos está satisfeita. Além das duas que foram citadas, falta cultivar no telecentro o respeito ao meio ambiente com práticas sustentáveis. Um exemplo é a coleta seletiva e a metareciclagem.


Abraço

Paulo Rafael
Tutor Polo Ceará

3 comentários:

  1. Seria legal se conseguissimos cursos de reciclagem de papel e uso de papel reciclável, tipo pra fazer caixas, cartões e coisas do tipo e poderíamos pedir aos logistas para colocar a venda assim teria entrada de dinheiro no projeto dinheiro tal que poderia ser usado para encher os cartuchos de tinta das impressoras e para fazer apostilhas para cursos. ^^

    ResponderExcluir
  2. Essa idéia dá um excelente Projeto Comunitário! O que achas? Alguém já pensou nisso? Gostaria de Compartilhar?

    Tatiana Lourenço
    Supervisora de Tutoria

    ResponderExcluir
  3. A idéia do Fábio é muito boa realmente,temos que criar atividades altosustentáveis, para melhorar as atividades do telecentro. Pois geralmente o apoio das entidades proponentes não é o suficiente para suprir todas as necessidades do Telecentro Comunitário. Uma boa idéia também é acriação de uma ONG ou associação, podendo assim receber ajunda financeira de algumas empresas particulares.

    ResponderExcluir

Google Analytics