Sobre o Blog

O blog Linkando Experiências nasce da ideia de criar um espaço repleto de relatos, experiências e descobertas formativas de tutores e monitores.

Saudações conectadas, pra todos!!! Esperamos que este blog sirva de iniciativa para compartilhamos, sobre a nossa vivência como tutores telecentros.Br.

02 setembro 2011

E por falar em projeto comunitário...




Bom pessoal, como já informado, aconteceu nosso IV Linkando Experiências. Nele discutimos o andamento dos projetos comunitários sob nossa tutoria, as ideias que já foram apresentadas, as

dúvidas e dificuldades que até agora chegaram até nós, em grupo, o seu desenvolvimento.


Para os monitores que iniciaram a formação desde o dia 15 de fevereiro deste ano, já se passaram mais de 06 (seis) meses. Portanto, é importante lembrar que ao término dos 12 (doze) meses o projeto já deve ter sido elaborado, desenvolvido, executado e registrado. Temos menos de 06 (seis) para concluirmos a formação da primeira turma de monitores, e muitos ainda estão na fase de amadurecimento da ideia de projeto. É hora de apressarmos os passos e verificar junto ao tutor e às atividades
já desenvolvidas nesta segunda fase, as informações já levantadas que nos ajudam a identificar uma ideia bacana, sempre pensando na necessidade da sua comunidade, o público-alvo, as ae selecionamos alguns projetos para estudarmos e analisarmos, atividades propostas pelo projeto, as parcerias potenciais, etc...


Muitos pontos relevantes do projeto comunitário estão subentendidos nas atividades propostas pela formação. Além, é claro, do conteúdo que nos oferece uma base firme, até mesmo para aqueles que nunca desenvolveram um projeto comunitário.



Mesmo para aqueles que iniciaram a formação em um período posterior, já pode ir se antecipando e planejando seu projeto comunitário. Vejam os projetos da Projetoteca, pesquisem inúmeros outros existentes, e mãos à obra.


E você, como anda o desenvolvimento do seu projeto comunitário? Quer ajuda? Do quê precisa? Do quê tem dúvida?


Segue neste post algumas perguntas norteadoras que poderão ajudar no desenvolvimento do seu projeto, entretanto, quem irá desenvolver o projeto é você, monitor, logo, caberá a você analisar se elas são úteis à sua forma de desenvolvimento.

Abraços.

17 comentários:

  1. Olá amigos, então, o meu projeto REFORÇO DIGITAL está quase pronto, só falta acerta os dias que o mesmo iram acontecer, isso é pra que meu projeto não venha a interferi nas outras atividades que ocorrem aqui no telecentro onde estou a frente. Bom, estamos vendo também como serão nossos planos de aula, se alguém tiver alguma sugestão.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, desde já, agradeço por toda orientação que estou recebendo, pois não está sendo fácil colocar muitas idéias em prática rsrs. Á princípio, pensei em fazer um projeto de conscientização contra as drogas, mas parei. Depois pensei em fazer uma caminhada com os idosos que frenquentam o telecentro, à ponto de chamar a atenção das pessoas quanto ao respeito que merecem por parte da sociedade, mas não consegui apoio nenhum! Agora, estou querendo fazer um projeto para alfabetizar os idosos, porque muitos querem aprender à usar o computador, mas sem ler, fica muito difícil.
    Aguardo críticas e sugestões!

    ResponderExcluir
  3. Oie Reynaldo, também tenho monitores que estão com a mesma ideia. É bacana ir trocando ideias nos fóruns do Ava Moodle, pois apesar de as comunidades não serem as mesmas, com certeza haverá atividades e estratégias que servirão para ambos os projetos.

    ResponderExcluir
  4. E quanto a você Renan, é interessante avaliar as ideias, pois este é o momento certo de mudar. Assim, você não corre o risco de no meio do projeto com quase tudo encaminhado ter que abortar. Bom galera... obrigada pelos comentários e, como disse, mãos à obra!!!

    ResponderExcluir
  5. sâmia confesso que não sei mais por onde começar a fazer o projeto ,gostaria de saber qual apoio eu teria de vcs no projeto.Naõ sei mais o que fazer para o meu projeto.O que eu tinha em mente já não sei se quero mais,pensei numa horta comunitária dentro da própria escola, mas não sei se é uma boa idéia.o que vc acha?

    ResponderExcluir
  6. Bom, Paulo. Neste caso sugiro conversarmos online. Pode ser no gmail? Estou a tarde toda online, nunca mais havia visto você online por lá. Entre e conversamos melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Irei mudar o meu projeto comunitário Robótica Livre Pedagógica para Incentivo a Leitura de Jovens e Adolescentes por meio das Redes Sociais e Softwares específicos para leituras dinâmicas. Vai ser melhor de se implementar esse novo projeto pois precisarei de menos recursos.

    ResponderExcluir
  8. Oi! O meu projeto está em andamento. Estou construindo um website e estou juntando todas as informações sobre a comunidade e o que seria interessante disponibilizar nele. Meu projeto necessitará da participação contínua da comunidade, porque eles que vão fazer o projeto dar certo.

    ResponderExcluir
  9. O Nome do meu projeto é InfoLigados'
    Procuramos dar uma noção de informatica para crianças jovens e adultos, para que eles possam utilizar da melhor forma possivel as várias ferramentas que a internet oferece.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sâmia!
    Ainda não decidi qual o projeto comunitário que irei desenvolver. São muitas ideias, e sei que terei que escolher uma delas para trabalhar com a comunidade. Foi bom saber um pouco da experiência que o nosso companheiro Anderson Freitas passou, com a dificuldade em conseguir recursos/investimentos com o projeto de Robótica Livre Pedagógica, pois uma das ideias que tenho é de um Projeto de Robótica Educativa. No mais, em breve estarei escolhendo uma das ideias e desenvolvendo o projeto comunitário em minha comunidade, que é o que tanto sonho atualmente.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de saber se o Projeto precisa ser escrito nas normas, como um projeto acadêmico?
    Qual a melhor forma da elaboração do mesmo? Digo, a forma escrita.
    Bjs, desde já Agradeço!

    ResponderExcluir
  12. Bom meu projeto ja ta indo bem ja tenho alguns pareceiros e buscando informações para o projeto Educação financeira em breve colocareimos em execução apenas acerta alguns detalhes com as parcerias e com o pessoal do Seliga, para montarmos uma estrategia para melhor execução!

    ResponderExcluir
  13. MEU NOME É GERLANE.E O MEU PROJETO SE CHAMA:RECICLAR É PRECISO.ESSE PROJETO FOI ESCOLHIDO PELA PRÓPRIA COMUNIDADE E TEM COMO OBJETIVO PRESERVAR O NOSSO MEIO AMBIENTE.

    ResponderExcluir
  14. Meu projeto, envolvi as mulheres dona de casa que não tem uma profissão ou não sabem fazer algo que lhe gere uma reda, iniciaremos com aulas de artesanato, assim feitos iremos divulgar no bairro e redes sociais e faremos feirinhas pra expor e vender o produto.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da ideia Camila... Considero extremamente válido focar nas mulheres, uma vez que muitas delas têm em mente que a única coisa que podem fazer na vida é o serviço dosmético, já outras precisam de um incentivo a mais para investir no seu potencial.

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal, minha ideia ainda esta em fase amadurecimento, ela é tipo uma ideia de inclusão digital para crianças e jovens, iremos as casas das pessoas mais distantes da comunidade para convidar as crianças entre 8 e 16 anos,marcamos os dias em uma semana de atividades nos computadores, tudo que podem fazer de bom através do computador pretendemos repassá-las.

    ResponderExcluir
  17. Bem pessoal, como já me referi, executei e ainda estou executando um projeto voltado ao compartilhamento de ideias e conhecimento, que é por meio do Curso promovido, (HTML). Vindo a ocasionar para mim a ideia de colocar uma das temáticas vistas, ("essa tal liberdade de expressão"). Aprendendo e transmitindo o que aprendi, passando o conhecimento e tornando cada usuário um ser comunicativo a partir do momento em que eles passam a compreender, eles, os mesmos, começam a lecionar uns aos outros o que foi ensinado a aulas passadas, livremente sem o medo de errar ou transmitir algo!

    ResponderExcluir

Google Analytics