Sobre o Blog

O blog Linkando Experiências nasce da ideia de criar um espaço repleto de relatos, experiências e descobertas formativas de tutores e monitores.

Saudações conectadas, pra todos!!! Esperamos que este blog sirva de iniciativa para compartilhamos, sobre a nossa vivência como tutores telecentros.Br.

10 janeiro 2012

A importância dos Telecentros para a inclusão digital

A desigualdade no acesso aos mecanismos de capacitação e de desenvolvimento, seja econômico, social ou cultural, perpetua a pobreza, restringindo o potencial de crescimento dos países. Neste contexto, um dos grandes desafios para o desenvolvimento das nações é incluir no desenvolvimento comunidades com baixo grau de instrução e sem acesso às modernas tecnologias. Essas comunidades, excluídas social e digitalmente, ficam também excluídas do ponto de vista econômico, pois estão à margem dos mercados consumidores.

A apropriação do conhecimento pelas comunidades de baixa renda, de baixa escolaridade e de baixa capacitação técnica em países globalizados, instruídos, dotados de capital e de sistemas produtivos eficientes e de qualidade, possibilita a distribuição equânime das oportunidades e benefícios do desenvolvimento tecnológico e econômico, bem como propicia o crescimento econômico sustentável.

fonte: www.redepeabirus.com.br


E para você monitor(a), qual a importância do trabalho que realiza em seu telecentro? O que fizemos em nossa caminhada de Agentes de Inclusão Sócio-Digital ?




13 comentários:

  1. Inclusão digital de pessoas com baixa renda ajudando-as a interagir e a se informar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O meu trabalho tem uma grande importância, a minha função é de servi como uma ponte para ligar as pessoas ao conhecimento e as tecnologias. Ajudando e sabendo que faço parte de uma melhoria de vida de uma pessoa, não tem preço. Isso é muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, um assunto muito amplo e bem interessante, que visa justamente o dever do telecentro que é não só promover a inclusão digital, mas também devemos falar de sustentabilidade, cultura, economia.. A existência do meu telecentro é bem importante e proveitosa, pois vemos um numero bacana de pessoas que passam por semana para visitar o telecentro, conversar com o monitor e claro acessar a todas as informações que são dispostas la. Ao meu ver o monitor é de suma importância, pois o mesmo deve sempre está disposto a ajudar, assim a comunidade se sente a vontade no telecentro, fazendo ali um lugar seu, um lugar onde podemos levar os amigos pra conhecer e assim fazendo com que o telecentro fique ainda mais popular na comunidade onde é locado, e é isso, acredito que em todos os telecentros sejam assim, sintam-se a vontade de darem uma passadinha la no meu telecentro hein, telecentro Luiz Gonzaga, fica na Rua Pedro Batista Nº 10 - Pajuçara - Maracanaú.

    ResponderExcluir
  5. O meu trabalho como agente de inclusão sócio digital é muito prazeroso pois estamos dando oportunidade para aquelas pessoas que nunca usufruíram do computador.Como eu disse uma vez no encontro de monitores :Eu quero um lugar pra chamar de meu,e agora tenho certeza que posso chamar o telecentro de meu.O telecentro é um local não só de aprendizado mas também de convívio pois lidamos com várias pessoas todos dias.Somos o alicerce para essas pessoas e depois de ser contruida a base eles seguem em frente com suas construções pessoais.Procuro sempre incentivar os meus usuários a lutarem pelos seus sonhos.Costumo sempre falar sobre o projeto se liga e sobre como eu comecei a trabalhar nele.os usuaris são muito curiosos em querer aprender logo.Muitos aprendem logo,outros demoram um pouquinho,mas no final de tudo eles sempre aprendem algo novo.Sem falar no prazer de trabalhar com essas pessoas.Posso dizer que o telecentro é a minha segunda casa.Espero ficar mais e mais nesse projeto e poder passar para essas pessoas o verdadeiro significado da inclusão.

    ResponderExcluir
  6. O Telecentro é um espaço interativo, onde as pessoas da comunidade encontram, informação, capacitação, diversão, os usuários ficam informados sobre acontecimentos na sua comunidade e no mundo. A porta para comunicação ficou aberta, e com o auxilio dos monitores as pessoas podem escolher como utilizar esse recurso de forma construtiva e gratuita, pois muitos vem ao Telecentro sem nunca ter utilizado o computador, por medo de quebrar, ou por falta de oportunidade. Aliás essa deveria ser uma das palavras em destaque no mural de cada Telecentro #OPORTUNIDADE.

    ResponderExcluir
  7. Verdade galera, eu já fui monitor e lembro o quanto é bacana o contato com as pessoas que frenquentam o telecentro e a sensação boa de poder repassar um pouco do que vocÊ sabe, o brilho nos olhos dos usuários que pensavam não serem capazes de aprender e com o passar do tempo já estavam executando funções e conhecendo um mundo totalmente novo pra eles,repleto de informações e #OPORTUNIDADES. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Cada monitor acaba se tornando parte da vida daquelas pessoas sendo respeitado, exigido e criticado quando preciso, depende de cada um o modo com que as pessoas vão lhe olhar, temos que nessas horas que passamos no telecentro buscar sempre o melhor para os usuários pois se fizermos só o que esta predefinido outros monitores virão e você foi só mais um, agora se você fizer a diferença e conseguir mudar um pouquinho a vida dessas pessoas gravara seu nome ou sua imagem
    na vida delas.

    ResponderExcluir
  9. O trabalho que é desenvolvido nos telecentros é muito importante pra comunidade local e para o monitor que está lá á frente pois nos proporciona um crescimento profissional e pessoal também, e o telecentro ele pode ser usando em varias coisas, pode ser uma sala d eleitura digital, melhoramento do artesanato local onde o telecentro está, qualificação e lazer para comunidade, podemos citar varias coisas legais e varias formas d eaprendizados que o telecentro pode nos proporcionar, assim basta as pessoas estarem abertas a aprenderem em conjuntas.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. É super importante pra comunidade ,afinal , elas tão sempre proucurando mais informações e com o telecentro elas tem acesso a isso mais rápido e é o que nós monitortes queremos néh ? passar tudo que a gente aprendeu pra eles e deixa-los felizes,capacidatos e ajudar também na qualificação profissional .Minha caminhada como agente de inclusão sócio-digital...poxa vida , tá sendo demais ,as pessoas são animadas , elas tem vontade de aprender ,elas prestam atenção , elas ajudam ,e elas tanto aprendem como nos ensinam também no dia a dia e isso pra mim é incrível , por que é uma ajuda mutua sabe?! é fantástico mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. ' O papel do monitor é de extrema importância,afinal sem ele o telecentro não existiria.O monitor que é dedicado mesmo ao seu trabalho,faz de tudo pra que saia perfeito como planejado.Fixo-me ao trabalho que faço,sempre procurando ajudar as pessoas,não é só porque é um dever a fazer,mas é porque eu gosto disso,me faz sentir bem.Não têm preço quando voce ajuda uma pessoa e ela fica te agradencendo por tudo que voce fez,quando depois da aula ela sai com um sorriso encantador de tanta felicidade que há ali,e voce passa na rua e te chamam de tia , é incrivel isso.
    LevO a inclusão digital , social e profissional , para a comunidade , e me orgulho disso !

    ResponderExcluir

Google Analytics