Sobre o Blog

O blog Linkando Experiências nasce da ideia de criar um espaço repleto de relatos, experiências e descobertas formativas de tutores e monitores.

Saudações conectadas, pra todos!!! Esperamos que este blog sirva de iniciativa para compartilhamos, sobre a nossa vivência como tutores telecentros.Br.

19 agosto 2011

Redes Sociais - Um novo olhar




Que vocês, monitores, possuem contas cadastradas em várias redes sociais, nós já sabemos! Mas como você enxergava, enxerga e prevê a utilização das redes sociais? Deixe-me explicar melhor...

Ao longo de nossa história sempre houveram manifestações sociais e políticas, claro que cada uma de acordo com as condições de sua época. Hoje temos a internet como aliada neste processo, para exemplificar isso basta recordarmos a mobilização que ocorrera no início do ano no mundo árabe, onde milhões de pessoas foram as ruas protestar seus direitos e exigir mudanças em seus países. As estratégias de divulgação online já se tornou algo comum e sua repercussão acaba incomodando muita gente, como o caso do governo chinês que bloqueou o acesso às redes sociais como Facebook, Twitter, Flickr e LinkedIn.

Uma pesquisa realizada pela Datafolha em parceria com a agência de publicidade Box, mostrou que 71% dos 1.200 jovens entre 18 e 24 anos entrevistados acreditam que a internet é um instrumento de mobilização social.


Isso reflete o novo olhar que as redes sociais vem ganhando na nossa sociedade...

Agora perguntamos, e vocês?

Como vocês enxergavam as redes sociais antes de ingressarem nela, ou mesmo quando começaram a usar, para quê vocês utilizavam-as? E hoje? Quais as novas funcionalidades que vocês enxergam na redes sociais? E, ainda, conseguem imaginar dentre tantas novidades, novas formas de se usar as redes sociais, novas finalidades?

26 comentários:

  1. Antes de perticipar de das redes sociais eu achava que era só mais um site na internete que eu ia acessar. Mas depois que criei a minha e começei a participar das coisas que nala contecem meu ponto de vista modou. Minha prineira conta foi um e-mail para uso no trabalho. Hoje vejo as redes de uma maneira bem mais ampla com multiplas pessibilidades de uso como divulgar meu trabalho na comunidade, mostrar as notícias que acontecem em minha cidade, coversar em tempo real com meus amigos, participar de movimentos sociais atc. Acho que o futuro é agora mais as redes vão continuar avançando até as pessoas poderem se comunicar a distância como se tivesse presentes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano, pelo seu comentário percebi que hoje vc não é apenas mais um leitor de conteúdo, mas também é um produtor, ou seja, vc participa ativamente mostrando notícias e colaborando com outros movimentos. Sua atitude esta dentro do que chamamos de Web 2.0, sabia? Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Pra falar a verdade não gostava muito de participar das redes sociais, mas estou muito mais interessada agora que estou participando da formação, e estou percebendo que é muito bom, as redes sociais é realmente um instrumento de mobilização social.

    ResponderExcluir
  4. É disso que estou falando Ana... rs' As redes sociais ganharam um novo olhar, enquanto as pessoas utilizavam para finalidades menos relevantes hoje em dia vemos que elas estão sendo utilizadas para fins mais sérios, como por exemplo a nossa formação. Obrigada pela sua participação...

    ResponderExcluir
  5. Antes não gostava de ultilizar as redes sociais achava muito chato..Hoje ja tenho uma visão diferente,podemos ultilizar para divulgações dos nossos trabalhos nos telecentros.Tem uma importancia muito grande..

    ResponderExcluir
  6. Bem, antes eu não usava muito as redes sociais, e quando usava era só pra ver algumas noticias, enviar um recado para um amigo, e assim era o meu contato com as redes sociais. Mas com o passar do tempo e com a experiencia que estou vivendo como monitor, hoje uso as redes para divulgar meu trabalho e os acontecimentos que acontecem aqui na minha cidade, sem falar nas noticias que acontecem ai mundo a fora que posto no meu blog. Assim é o uso das redes sociais que faço parte.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  7. Comecei a usar as redes sociais apenas para conversar com os amigos, sem nenhuma outra finalidade, até porque elas não me interessavam muito.Hoje vejo e uso de forma bem diferente, além de conversar com as pessoas, posso estar sendo formada, informada, dando opiniões, participando e interagindo de várias maneiras, com várias pessoas e movimentos.E concerteza as redes socias são ferramentas importantíssimas para uma articulação de grupos, para mobilizações.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Antes eu não ligava muito não, pra mim, orkut era só uma besteira que inventaram... Daí fiz a minha primeira conta só pela curiosidade, pois todos os meus amigos só falavam de orkut. Apartir daí, fui adicionando pessoas, trocando scraps, conhecendo mais de cada um, construindo relacionamentos, marcando encontros etc. Depois, quando comecei à trabalhar como monitor no Seliga, fui descobrindo outras redes socias bem interessantes, como o blogspot, facebook, sonico e otros. Percebi que tais redes poderiam me ligar à diversos tipos de grupos, idéias e conhecimentos diferentes. Com isso, vi que as redes sociais não se restringem apenas à relacionamento afetivo, mas que podem transmitir muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Como vocês enxergavam as redes sociais antes de ingressarem nela, ou mesmo quando começaram a usar, para quê vocês utilizavam-as?
    Antes de começar a usar, achava uma besteira. Depois que comecei usar logo no começo só queria saber de orkut e bate papo.

    E hoje?
    hoje é completamente diferente minha opinião sobre redes sociais e internet. Minha visão sobre internet mudou completamente, ficou mais ampla.

    Quais as novas funcionalidades que vocês enxergam na redes sociais?
    Além de nós comunicarmos, podemos manifestar as nossas idéias, e muito mais.

    E, ainda, conseguem imaginar dentre tantas novidades, novas formas de se usar as redes sociais, novas finalidades?
    Sim, hoje em dia são feitas muitas coisas pela internet, como compras, pagamentos, entre várias outras coisas. Mas creio que ainda vai surgir outras coisas novas que vão superar essas que temos hoje.

    ResponderExcluir
  10. Galera obrigada pela participação de vocês... Sempre é bom ouví-los, ainda mais quando vemos que nossa postagem faz parte do nosso dia a dia e retrata bem nossas experiências... Abraços à cada um de vocês...

    ResponderExcluir
  11. Bem antigamente eu só entrava na net pra acessar o orkut e o msn,somente.Mas agora eu entro na net pra acessar meus emails,busco vagas de emprego nas redes sociais,faço novos amigos e acabo aprendendo a utilizar os diversos aplicativos que as redes sociais nos oferecem.Eu espero que no futuro novas mídias sejam criadas.

    ResponderExcluir
  12. Passei a utilizar as redes sociais quando ingressei no Programa Telecentros.BR. Antes não dava muita importância. Achava que era perda de tempo. Hoje tenho uma visão diferente. Vejo as redes sociais como um grande potencial, uma grande ferramenta de comunicação em massa. Podemos divulgar eventos, fazer uma manifestação cultural, conversar com os amigos, ou seja, a informação passa a ser transmitida praticamente de forma instatânea. As redes sociais tem um grande papel na inclusão sociodigital. Funcionam como um amplificador, possibilitando que pessoas assim como eu, que não são muito comunicativas, possam expor suas ideias e opiniões. Espero ter complementado as ideias de nosso companheiros e parabéns pelo post. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  13. Wlw Paulo e Jefferson... Vcs dois como sempre bastante ativos na formação. Abraços a vcs...

    ResponderExcluir
  14. No inicio comecei a usar por modismo, todos tinha entao eu tbm qeria ter.
    Hj vejo que as redes sociais me ajuda muito, melhorou minha comunicação com meus amigos, me mantem informado, alem de me divertir.
    No futuro vejo que elas vão crescer ainda mais, ajudando a todos e abrangendo muito mais pessoas, irá melhorar a comunicação & mobilizar várias pessoas no combate para melhoria da sociedade.
    :D

    ResponderExcluir
  15. Já utilizo as redes sociais a bastante tempo, sou um defensor pois já consegui varias oportunidades de conhecimentos, troca de experiências e ate consegui estagio através dela. Hoje as redes sociais é uma das ferramentas mais importantes no meu trabalho, pois é nelas que divulgamos nosso telecentro. Futuramente acredito que nossas redes sociais estarão ainda mais valorizada por tudo que vem acontecendo e o grande crescimento de alguns serviços relacionados posso afirma com toda certeza hoje não teria a menor possibilidade de me desfazer das minhas redes sociais.

    ResponderExcluir
  16. Bem antes ñ passava de uma pagina pra fofocar, rsrsrs, encontrar amigo, fazer amigos...Hoje alem de tudo isso ela serve pra disseminar conhecimentos, compartilhar descobertas, emoções... embora eu ñ seja tão fã, acho de suma importancia, hoje, estarmos conectados com tudo isso, pois um novo mundo esta diante de todos nós, e essa é a linguagem desse mundo.

    é isso ae galera.rsrsrs.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Bem,no inicio em que eu comecei a utilizar as redes sociais,foi apenas por indicação de pessoas,foi aí que conheci o orkut e passei a usá-lo apenas por diversão e para manter contato com amigos.Depois fui descobrindo outras redes e também fui fazendo meu cadastro.Hoje continuo usando para esses fins mas também descobri que posso usar essas ferramentas para facilitar a comunicação no trabalho,além de ganhar tempo,e também para obter novos conhecimentos através da troca de experiências.

    ResponderExcluir
  19. Bem quando usei pela primeira vez uma rede social pensava que era apenas uma maneira de se ter e conhecer amigos. Já hoje vejo que vai muito mais além e elas tem inúmeras utilidades, como trabalhar, estudar, se divertir, divulgar e se manter atualizada. Acredito que ela ainda tenham mais finalidades, mas ainda vou chegar lá. As redes socias é um mundo de descobertas.

    ResponderExcluir
  20. Realmente o meu olhar sobre as redes sociais modificou-se de maneira significativa, pois antes eu a via apenas como fonte de entreterimento, e vejo hoje que essa rede tem imenso poder de: Comunicação, informação, compartilhamento, conscientização, interação,..., enfim a rede social hoje tem que estar presente de quem busca inclusão digital.

    ResponderExcluir
  21. pois bem, antes a minha primeira conta da Google foi o nosso velho conhecido Orkut, mas nem saber o que era rede social eu não sabia, não sabia nem mesmo enviar um recado, quanto mais o que era uma rede social, depois fui desenvolvendo antes da formação. Entretanto com a formação descobri o que é rede social e identifica-las, tive mais curiosidade de conhecer o que é realmente uma rede social. agora uso-as como uma peça chave para meu dia-a-dia. e futuramente com certeza irei usar como um ponto de reconhecimento do meu crescimento, estarei usando mesmo para conhecer mais tecnologias mais próximas!

    ResponderExcluir
  22. Que legal essa postagem, da pra ver como mudou a vissão das pessoas em relação as redes sociais, falo por mim messmo que não tinha muito interesse nelas e nem sabia o que eram, minha primeira conta foi no orkut (velho orkut) e quando começei a acessar era só pra falar com os amigos posta fotos, mas depois da formação vi como é abragente o mundo das redes sociasis e conhece novas como facebook, twitter e entre outras até criei um blog. Hoje uso as redes sociais com o objetivo de está conectado com o mundo de poder fazer algo para os outros trazendo mais informação e claro para meu lazer. Mas também existe as pessoas que usam para coisas ruims como marca encontros de ganques e aqueles que praticam pedofilia. Imagino que cada vez mais estaremos conectados e concerteza teremos mais noividades para poder explorar.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Minha história nas redes sociais não é diferente da demais já citadas. Meu primeiro contato foi com o orkut, não sabia o que era rede social, mais já tinha noção que o orkut servia pra interagir com outras pessoas. As demais redes como facebook, twitter, linkedIn... conhece através do projeto SeLiga, também não queria criar essas contas, pois achava uma perca de tempo ter várias contas que iria usar. Mais graças as capacitações e o ótimo conteúdo que o Telecentros.br tem, hoje sei que rede social não é só pra encontrar amigos, bater papo... vai muito além disso!. O nosso maior contato no trabalho é através da rede, troca de experiências, novas opniões, novas idéias, novos amigos, divulgação do telecentro. Nós sem nenhuma dúvida sabemos e temos uma postura diferente dos demais usúarios das redes sociais.

    ResponderExcluir
  25. Logo quando criei minhas primeiras redes sociais, as vi como um modo de comunicação entre colegas e como uma forma de "socializar-se" com outras pessoas, hoje enxergo mais além, nelas vemos que o mundo é cada dia menor, conhecemos outras culturas, divulgamos projetos, partilhamos boas mensagens de vida e entre outras coisas podemos trazer o que acontece no mundo virtual para o real!

    ResponderExcluir
  26. Acho que fui meio na contra mão das coisas comparando com o comentários dos outros colegas, comecei a acessar as redes sociais na busca de oportunidades influenciado por colegas, e acabou dando certo consegui estágio pelo Orkut, depois sim comecei a utilizar como lazer, entretenimento e hoje novamente usando as mesmas como ferramenta muito importante no trabalho.

    ResponderExcluir

Google Analytics