Sobre o Blog

O blog Linkando Experiências nasce da ideia de criar um espaço repleto de relatos, experiências e descobertas formativas de tutores e monitores.

Saudações conectadas, pra todos!!! Esperamos que este blog sirva de iniciativa para compartilhamos, sobre a nossa vivência como tutores telecentros.Br.

20 janeiro 2012

#SOPA, #PIPA, #ANONYMOUS? Guerra Cibernética?


Sabem o que estas palavras significam? Não, pois bem... Antes de continuar faça uma breve pesquisa sobre isso. E verás o porquê do mundo todo estar utilizando estes vocábulos nos últimos dias. Dica: (http://www.youtube.com/watch?v=K3ORTCseHD8&feature=player_embedded)


O que acontece é bem simples de entender... O Governo Americano está prestes à votar sobre a
legalidade da SOPA - Stop Online Piracy Act e o PIPA - Protect IP.

- Sim, beleza mas e o que eu tenho a ver com isso?


A parte que nos toca segue abaixo:
Caso esta lei seja aprovada pelos parlamentares americanos os detentores de direitos autorais poderão tirar do ar sites que disponibilizem seus arquivos sem qualquer autorização, com isso toda a internet será afetada por que várias empresas que disponibilizam tais conteúdos serão processadas e sites de busca como Google e Bing terão que censurar certos domínios.

E aí, milhares de pessoas opinam sobre o assunto. Dentre toda esta multidão, especialistas no assunto de internet já explicaram que se tais medidas entrarem em vigor, a liberdade de expressão e segurança da rede cairão por terra.

Em protestos várias ações estão sendo executadas por grandes empresas do meio, dentre elas, Wikipédia, Google, Facebook, Twitter... etc. E, ainda, há o grupo hacker Anonymous tentando fazer justiça com as próprias mãos por conta do caso do Megaupload.

De liberdade de expressão e segurança da rede, vocês entendem, então, na sua opinião seria positivo para nós caso isso venha acontecer? Concorda com os protestos realizado pelo grupo hacker Anonymous?

10 comentários:

  1. Olá Bom dia!
    Bem espero que isso não venha acontecer, pois os sites de buscas como Google, Bing, são importantes para pesquisas, estudos, dúvidas....eu aprendi, aprendo e irei aprender mais assuntos ligado a tecnologia, por conta desses sites de buscas que são importantes para todos.! e em relação ao grupo Anonymous, ontem mesmo durante a noite, o site do FBI.gov estava fora do ar, acho que foi eles, como forma de protesto...e concordo com o tipo de protesto! e como a internet é livre, temos a liberdade de usa-lá.

    ResponderExcluir
  2. Isso aew Harisson... Concordo que a internet é livre e que CENSURAR vai aos poucos nos tirando toda essa liberdade que temos. Só fico me questionando sobre a disponibilização de conteúdo com direitos autorais reservados. Acho que bem mais fácil seria se a galera se conscientizassem e publicasse tudo sob licenças livres!

    ResponderExcluir
  3. É verdade Sâmia, a disponibilização de conteúdo com direitos autorais esse é grande problema na internet, mas como você falou que a galera se conscientizassem e publicasse tudo sob licenças livre, mas infelizmente nem todos sabem o que é licenças livre...mas mesmo não sabendo disso poderia também deixar o nome do autor do conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é... E aí, nós, agentes de inclusão digital podemos deixar nossos usuários informados e ir implantando essa consciência nas pessoas, aliás, com isso ganham TODOS! E VIVA a Liberdade de Expressão!

    ResponderExcluir
  5. Todo meio de comunicação ja sofreu com essa ditadura, exemplos como televisão, radio e etc são meios de comunicaçõ que hoje são manipuladas por minorias para seus objetivos proprios, agora querem fazer o mesmo com a internet censurando a unica forma de comunicação que não foi manipulada e impedindo que o conhecimento seje compartilhado. Por isso concordo Plenamente com todos que quiserem defender seu direito de liberdade de expressão, pois o governo já nos controlam de mais basta não quero ser uma marionete do poder minoritario¹

    ResponderExcluir
  6. Olha é uma situação bastante complicada pra que apenas o governo Americano tome essa decisão que acarreterá danos ao mundo todo, temos direitos e eles são nossos! Liberdade de expressão!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo Wesllen... Tanto que nos últimos protestos, a internet fora a mola propulsora para divulgar, movimentar, fomentar e informar. Acho que o medo dos governos em geral é justamente isso... a internet permite que as pessoas se unam em torno do bem comum e se fortaleçam através das conexões fazendo-os capazes de combater e lutar pelos seus direitos e por suas escolhas!!!

    ResponderExcluir
  8. coloco toda fé no anonymous!A internet e livre e mas uma vez vemos aqui uma prova que os USA e um puto que acha que pode mandar em todo mundo mas nao pode eu morro nesse protesto e muitos outros mas essa e a verdade!Essa é a 1°guerra virtual no mundo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Positivamente podemos tirar uma lição disso tudo... a internet há muito deixou de ser apenas um repositório de obras e assunto de direitos de propriedade intelectual. Hoje temos na rede possibilidades inumeráveis como o ativismo demonstrado nos protestos do anonymous.
    Além disso, ações de formação e compartilhamento de saberes como a formação telecentros.br e todas as outras possibilidades de interação que rompem a idéia homem-máquina-homem e, coloca em questão qual é o real repositório... não seríamos nós?
    Fato também que, a regulamentação desse ambiente naturalmente generoso acerca de produções intelectuais pode vir associado ao zoneamento de poder como no caso do SOPA que em poucas palavras simplesmente quer limitar a uma parcela com mais recursos a aquisição do que é livre: O conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. Sou totalmente contra qulquer tipo de cesura, principalmente da Internet que é o maior meio de compartilhamento de arquivos do mundo. Os protestos do grupo Anonymous servem para mostrar que tem pessoas que lutam pela liberdade da informação.

    ResponderExcluir

Google Analytics