Sobre o Blog

O blog Linkando Experiências nasce da ideia de criar um espaço repleto de relatos, experiências e descobertas formativas de tutores e monitores.

Saudações conectadas, pra todos!!! Esperamos que este blog sirva de iniciativa para compartilhamos, sobre a nossa vivência como tutores telecentros.Br.

09 janeiro 2012

Tecnologia maligna? Isso existe?

Um estudo realizado pela Duke University e noticiado no Terra Notícias concluiu que os computadores prejudicam o rendimento das crianças em fase escolar. É comum ouvirmos falar que com a massificação do acesso à web cresceu o mau uso da internet, e mais, muitos atribuem à tecnologia tag's como: maligna, alienadora da humanidade e destruidora de empregos e sociedades.


Será que de fato a "tecnologia" tem culpa no cartório? Por acaso a tecnologia pensa, fala, ameaça, intimida, ou as pessoas que a manipulam que conseguem fazer tudo isso?


Se são as "pessoas" que manipulam a tecnologia, considero mais prudente responsabilizar pessoas e não a tecnologia propriamente dita.


Se há crianças e adolescentes sendo prejudicados com o uso de algum equipamento tecnológico, não seria pela ausência de um mediador? Muitos são expostos ao uso inadequado do equipamento tecnológico, dentre estes o computador pessoal, por não serem informados sobre suas funcionalidades ou orientados sobre o uso adequado de tal equipamento tecnológico.


Para quem está no dia a dia do telecentro, é bastante comum vermos cada vez mais pessoas tendo seu primeiro contato com a internet, portanto o papel de mediador neste momento é de fundamental importância para o bom uso da tecnologia. Reconhecida tal importância o que você, agente de inclusão digital, faz para que as pessoas acessem à web de forma consciente?


Abraços'
Tutora Sâmia Nogueira'


8 comentários:

  1. Eu sempre procuro mostrar os dois lados da internet,o lado bom e o lado.
    Falo sempre para os meus alunos que a internet hoje em dia está sendo usado como meio empregatício mas que também está sendo usado para pedofilia.Sempre mostro vídeos sobre os cuidados que temos que ter ao usar a internet.Não colocar fotos suas intimas em redes sociais,pois não sabemos queem estar por tras daquela conversa.Oriento sempre para que usem sim as redes sociais mas de maneira correta.Deixo eles sempre a vontade e eles já não sabem o que a internet pode causar de ruim para eles.

    ResponderExcluir
  2. No telecentro, sempre procuro incentivar a busca de sites de conteúdo educativo e que venham possibilitar o acesso a informações úteis, aumentando assim, o conhecimento dos usuários. Por exemplo,o site Olhar Digital, que dispõe de um vasto conteúdo relacionado a internet. Um dos pontos chaves que abordo refere-se à segurança nas redes sociais. Recomendo que não adicionem pessoas desconhecidas,somente amigos. Quanto ao mau uso da internet, penso que cada pessoa deve ter a capacidade de discernir o que deve ser acessado ou não, o que pode trazer benefícios ou trazer problemas. Para as crianças, que ainda não tem essa capacidade, deve-se ter uma atenção especial monitorando o que elas acessam e orientando-as. De fato,em nosso país,há uma carência grande de leis para punir os crimes virtuais. Portanto, é essencial que tenhamos essa atitude de conscientizar as pessoas para o bom uso dessa tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. Sem duvidas alguma, concordo plenamente com o que diz o texto, são as pessoas que não sabem fazer o bom uso a internet. O Agente de Inclusão Digital é uma ponte entre as redes sociais e o usuário, é ele que deve orientar de todos os perigos que podem ser encontrados na Web, eu sempre digo para meus alunos que não devem por suas informações pessoais nessas redes, ou qualquer coisa parecido, enfim tem muita gente ai mundo a fora querendo fazer mal a alguém.

    ResponderExcluir
  4. Isso aew meninos... Alertar nunca é demais, principalmente àqueles usuários que ainda não conhecem bem as potencialidades do acesso à web. Se você faz essa orientação de forma correta, mostrando que há muito mais a se ganhar do que perder com o bom uso da internet há grandes chances de seus usuários saberem aproveitar as coisas boas que a internet pode nos proporcionar.

    Abraços' E obrigada Paulo Henrique, Jefferson e Reinaldo pela participação e colaboração!

    ResponderExcluir
  5. No meu caso, os usuários por serem de pessoas que estão naquela instituição na sua maioria são trabalhadores e donas de casa que estão buscando oportunidades de crescimento não acontece tanto a procura por sites duvidosos ou e de conteúdo inadequado, mesmo assim sempre antes pergunto o tipo de conteúdo que eles irão buscar e assim dar dicas de sites ou blogs para ajuda-los e sempre conscientizar que aquele é um espaço publico e que muita coisa não pode ser acessado por normas e outras pela consciência em si da pessoa mais sempre tendo o cuidado de não constranger o participante pois se isso acontecer a chance dele retornar é pequena.

    ResponderExcluir
  6. Eu, como monitor, sempre procuro educar os usuários à fazerem o bom uso da tecnologia. Só que, as informações contidas na web são muito expostas, principalmente sobre o assunto: sexo. Fica difícil orientar uma criança à utilizar as redes sociais, se na própria rede, os integrantes compartilham conteúdos eróticos e pseudopornográficos.

    ResponderExcluir
  7. Na realidade informar o usuário corretamente é o nosso dever. Orientar sobre possíveis perigos que a tecnológia oferece sempre é um desafio. Com crianças, é um desafio maior já que para elas tudo é muito divertido, novo, e eles no estágio de crescimento acabam querendo descobrir novas coisas. Por isso, a importância do monitor dentro do telecentro não só para orientar sobre os perigos, mas também para mostrar afundo o que realmente pode ocorrer.

    ResponderExcluir
  8. Temos que mostrar os benefícios e os malefícios da internet, e nos bolsistas como mediadores temos que incentivar o pensamento crítico dos usuários nos telecentros comunitários.

    ResponderExcluir

Google Analytics